segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rubrica: não, Não, NÃO!

Vou começar aqui uma pequena rubrica sobre coisas a "Não" utilizar em maquilhagem. Sejam elas produtos, técnicas, cores, o que for.
Em maquilhagem podemos usar e abusar de diversas coisas, mas existem "Não"s, bem evidentes, que já muitas (e muitos) de nós reparamos.
Como devem ter notado pela foto do meu perfil, a minha pele é bastante branca. Por todos os anos da minha existência sempre tive de lidar com isso. Quando era adolescente apercebi-me que uma das maneiras de resolver a minha "palidez" seria usar base. Ora até aqui nada de especial. Só que deparei-me com dois problemas:
1- Queria usar uma base mais escura que o meu tom de pele.
2- Quando queria usar uma base mais aproximada ao meu tom não encontrava em nenhum Hiper-Mercado ou Super-Mercado.
Devido a estas duas situações o que me acontecia era o seguinte: andei alguns tempos com a cara de uma cor e o pescoço de outra (vá lá que ao menos no Inverno a coisa até nem corria mal porque muitas vezes usava camisolas de gola alta =)!)
E mais, como comprava marcas de base mais baratas o meu tom de pele além de ficar mais escuro ficava alaranjado ou até amarelado. Isto acontece porque as marcas mais corriqueiras de maquilhagem apenas fazem 4 ou 5 tons aplicáveis ao país ou continente em que estão. Como as portuguesas têm pigmentos de pele mais amarelados e alaranjados, as bases de marcas mais correntes são dessa mesma cor.
Ora, desta minha triste situação há que depreender várias coisas. Não se deve de todo usar uma base mais escura que o tom de pele. Isso é um grande "Não"! Os que querem parecer mais morenos têm de usar uma base ao seu tom e aplicar um bronzer na sua zona T (nariz, queixo, bochechas, e testa), com o pincel de blush ou até mesmo o pincel de pó. Mas com moderação. O bronzer servirá para dar aquela noção de que quem o usa foi "beijado" pelo sol. Assim atingirão um ar mais bronzeado sem parecer que fizeram solário do pescoço para cima =)!
Mas como falei, para as meninas e meninos como eu que têm a pele muito clara, ou até para os que têm a pele muito escura, irão reparar que é difícil encontrar uma base que se adeqúe às nossas necessidades. Ora, temos de ir para gamas e marcas que são um pouco mais caras e por vezes bem mais caras do que os produtos que encontramos no Super-Mercado. Mas vamos pensar positivo, beber menos uns cafés e não ir uma vez no mês ao cinema e de certeza que vamos encontrar orçamento =). No caso de peles muito claras ou escuras aconselho vivamente a base da Make Up For Ever "HD" ( http://www.makeupforever.com/#/int/en/products/complexion/liquid-foundation/hd-foundation/ ). Tem uma gama extensa de cores, e é na minha opinião das melhores bases que existem no mercado. Tem uma duração fantástica, não fica com efeito máscara, serve para uma boa saída à noite, para uma sessão fotográfica, para uma entrevista de trabalho, o que quiserem. O seu preço ronda os 35eur. Mas é um investimento que vale a pena, na minha opinião. Existe nas lojas Sephora e na Loja da Make Up For Ever no Norte Shopping ou em Lisboa na Avenida António Augusto Aguiar.
Lembrem-se que se comprarem o tom acertado de base nunca mais irão parecer saídos de uma série de Tv em que a televisão está muito mal calibrada...

Enjoy...

Sem comentários:

Enviar um comentário