terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cortesia Profissional...

Olá a todos!

E essa semana? Como está a começar?!

Hoje venho falar de um tema em forma de opinião. Como em todos os post que faço, mas neste quero mesmo evidenciar isto.

Há medida que fui crescendo na minha carreira, a todos os níveis fui aprendendo a estar, a comportar-me. Para além deste post falar de cortesia profissional, fala também de algumas dicas que podem facilitar uma carreira.
Vou começar por aquilo que aprendi à mais tempo e vou referindo pontos até chegar à aprendizagem mais recente.

1. Na minha primeira grande sessão fotográfica, trabalhei com uma equipa muito experiente. E estava habituada a dar dicas sobre fotografia (trabalhava com o meu namorado que é fotógrafo João Camilo), e tive a (in)felicidade de dar uma opinião fotográfica ao Stylist que me disse: "Rita, aqui és maquilhadora e não fotógrafa". Apesar de na altura ter ficado magoada, no final da sessão agradeci a dica. Porque a partir daí comecei apenas a dar a minha opinião em áreas que não de maquilhagem quando era pedida. Aprendi a confiar no trabalho de cada um.

2. Quando estou numa sessão, filme, catálogo, o que for, tento ser prestável e a ajudar no que for preciso. Desde segurar luzes, refletores, a ajudar no catering, no styling, etc,... E isto porque se tiver uma personalidade de "diva", quando precisar de ajuda não irei ter a "mão" de quem ignorei. Em Portugal a nossa área é pouco desenvolvida por isso quanto mais nos ajudarmos melhor.

3. Personalidade de "Diva" não cabe muito na nossa área. E quando falo em diva falo em arrogância, o típico "nariz empinado", topam?! Porque o estilo de alternativo, fashion, colorido, ou intenso de roupas, cabelo e makeup, até resulta mais do que o dito estilo mais comum. Mas a personalidade de diva é complicada de lidar. Por isso quanto mais humildes formos, mais conquistaremos a equipa e cliente, e mais vontade estas terão de nos voltar a contratar. Porque ninguém suporta trabalhar com alguém verdadeiramente detestável, não concordam? Por muito bons que possamos ser.

4. O tratamento que damos aos outros é da máxima importância. Se formos delicados, atenciosos, sorridentes, bem-dispostos, e tratarmos os outros com esta leveza, a equipa quererá respeitar mais e mais o nosso trabalho. E com isso vamos ter um resultado final melhor. Agora, se tratarmos mal os modelos, por ex., de certeza que se o lábio ficar borratado e a modelo reparar e nós não, ela não vai avisar. Lembrem-se que os modelos, o fotógrafo, etc, vão mostrar o nosso trabalho ao mundo. Por isso, e pela educação, devemos trata-los bem.

5. Os preços que cada um pratica, dizem respeito a cada profissional. Mas na minha opinião acho o equilíbrio num orçamento é o mais acertado. Nem uma grande cobrança, nem uma tão baixa que estrague o mercado e rebaixe a profissão. Às vezes no começo mais vale aceitar trabalhos de graça do que outros que nem um almoço dão para pagar.

6. Criar parcerias com outros maquilhadores, permite que quando não possamos fazer um trabalho este vá para alguém da nossa confiança. Aceitar múltiplos trabalhos num dia, ou não recomendar alguém faz com que possamos perder o cliente. Mas se recomendarmos a outro maquilhador o mais certo é este quando estiver ocupado para aceitar um serviço, nos recomende a nós. Dar e receber!

7. Uma jogada desleal, é dizer a clientes o quanto "o outro maquilhador" é mau, simplesmente para nos colocarmos numa posição superior. Para "vendermos" o nosso talento basta trabalharmos muito e evoluirmos cada dia mais para que os clientes conheçam o nosso valor. Se realmente acham que outro maquilhador não tem a qualidade que devia, então digam-lhe directamente. Acho uma maneira bem honesta e frontal de resolver as coisas.

E aqui estão algumas opiniões.

Espero que ajudem alguém! =)

Beijinhos!

15 comentários:

  1. Palavras certas ! Está aí tudo o que uma pessoa deve saber não só no mundo da maquilhagem mas para todos os trabalhos :)

    bjo

    ResponderEliminar
  2. Thumbs Up Rita!
    És de longe e uma das pessoas mais simpáticas e terra-a-terra desta área.
    Grande parte dos nossos colegas, são más línguas e fazem de tudo para desvalorizar o trabalho dos outros, e dessa forma tentarem evidenciar o deles!
    O respeito pelos nossos clientes é sem duvida o mais importante, por só assim podemos ser igualmente respeitados e valorizados*

    ResponderEliminar
  3. Gracias meninas! Mas era algo que precisava de ser dito! =) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Rita, eu não teria dito melhor! Não tenho o mínimo problema em passar trabalhos a alguém da minha confiança- se eu não posso, ao menos que alguém de quem gosto possa! E, claro, tratar bem as pessoas e não falar mal dos outros devia ser algo automático, algo que nem precisasse de uma chamada de atenção para acontecer. Excelente artigo! :)

    ResponderEliminar
  5. Claro que tá top pq tu és exactamente aquilo que referes no artigo! Tenho o prazer imenso de já poder ter trabalhado a teu lado até de já poder ter te maquilhado... No outro dia na entrevista que dei à SOL disse que a comunidade de MUA's em Portugal ainda funciona bem porque o meu círculo de profissionais só tem pessoas humildes a quem posso passar trabalhos que me indicam para algum trabalho que nao podem fazer! Mas ainda tenho muito que aprender ... e por isso obrigado por ajudares neste caminho *

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita

    Adorei o teu post e assino por baixo.
    Nesta àrea há poucas pessoas humildes. Claro que não é o teu caso. Já me ajudaste em algumas situações. Passar trabalhos para mim não é problema e sabes bem disso. Todos precisamos de trabalhar e quando não pudemos porque não ajudar outro colega? beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Great post my dear♥!
    Beijo enorme LYXxx
    *Adorei o blog assim mais organizadinho *.*

    ResponderEliminar
  8. Embora não trabalhe na área, acho que é de louvar a atitude que tens Rita! Revelas que és uma pessoa genuína, de carácter, e que respeitas os colegas da tua profissão... espero que esse espírito se mantenha entre vós!
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Se já te admirava pelo pouco que te conheço, neste momento estás no topo. És uma pessoa fantástica. beijinho e muito sucesso:)

    ResponderEliminar
  10. É incrivel, como ao ler o que escreveste sou capaz de me rever a escrever os mesmos!

    Em diversas ocasiões tive de trabalhar em simultâneo com outras maquilhadoras e era impressionante a atitude Diva onde a humildade não mora nem está de passagem. Enquanto outras eram capazes de ser completamente diferentes, prestáveis, colegas de trabalho e profissão! Que basicamente é o que procuro numa equipa de trabalho. Inclusivamente, sou da opinião que se todos remarmos para o mesmo lado, o dia passa muito melhor!

    Quanto aos preços...bom, esse é um ponto que às vezes até me dá nós! Mas pronto, sei que o meu trabalho, formação, experiência, dedicação, material tem o seu valor, e obviamente não irei baixar o preço tabelado, só porque a 'outra' cobra menos, porque na realidade todo o trabalho tem um preço, e o meu, tem o seu!

    Em tempos, uma colega - de outra profissão - perguntou-me, escandalizada "Então mas tu vais comprar essas marcas para maquilhar as outras?"... para isto poucas respostas há, mas a verdade é que não ando propriamente à procura de 'Marcas', procuro Qualidade acima de tudo, e se boas marcas (marcas que têm um preço, um pouco mais acima que marcas de supermercado), são as de melhor qualidade, pois aqui há uma feliz coincidência!

    ResponderEliminar
  11. Obrigada a todos de coração pelas vossas palavras! Su, Lili, Anita, vocês sabem o quanto vos respeito e tenho consideração, e o quanto me ajudam todos os dias... Ás outras meninas, tentei apenas resumir aquilo que tenho visto ao longo da carreira e que me incomoda. Sei que posso deixar muitos narizes torcidos. Mas temos pena. Se posso, falo, e chegou o momento de falar =) Beijinhos respeitadores! :D

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do texto, é realmente importante para quem está a começar :)

    http://nobresonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Não sou profissional nesta área mas...
    Primor profissional não é apenas ser excelente no trabalho que fazemos mas conseguir que os profissionais que nos rodeiam e trabalham para o mesmo objectivo também o sejam!
    Carinho, bom humor e espeírito de equipa é sempre necessário!
    Gostei muito do Post!
    Rita morro de pena que não estejas cá para me maquilhar para o meu casamento para o próximo ano...
    http://eumundob.wordpress.com

    ResponderEliminar
  14. Dos melhores posts em blogues que li ultimamente! Acho que bom senso e boa educação devem primar-se sempre, em qualquer situação, qualquer profissão... E muitas vezes nem reparamos como somos inconvenientes, como no caso que expuseste aqui sobre a opinião "gratuita" para com o fotógrafo.
    Tenho pena que não vejas este país como um futuro, mas cada um sabe de si e compreendo que haja muitos motivos...
    Pedi um favor, caso possível: tenho olhos "encovados", de tal forma que as minhas pestanas quase tocam nas sobrancelhas. Há forma de criar maquilhagens neste tipo de olhos? parece-me dificil e não me sinto à vontade com a maquilhagem por isso.
    Obrigada desde já, Beijinhos
    Cátia A.

    ResponderEliminar